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APRENDENDO SOBRE MUSICAS
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CURSO CONTRABAIXO
CURSO CONTRABAIXO
CURSO CONTRA BAIXO
INDICE
Comentário Importante
Sua Participação
O Contra Baixo
A origem do nome contrabaixo
Partes do contra baixo
Afinação do Contra Baixo
Escalas e arpejos
Arpejo Maior Ex. C
Arpejo Maior EX. G
Arpejo 7Maior EX. G7M
Escala Jonio
Escala Dórico
EscalaFrígio
Escala Lídio
Escala Mixolídio
Escala Eólio
Escala Lócrio
Escala Diatônica
Escala Menor Melódica
Escala Menor Harmônica
Escala Pentatonicas Maior
Escala Pentatonicas Menor
Escala Maior
Escalas Blues
Teoria musical
Propriedades do som
Notas, pentagrama e claves
Tríades e Harmonia
Formação de acordes
Acordes derivados da tríade
Figuras rítmicas
Escala maior e menor
Para Iniciantes
Tablaturas
O que são tablaturas
Como ler tablaturas
Exercícios
Como usar e entender os exercício
Usando os dedos de forma correta
Cromatismo
Exercícios de aquecimento (Aranhas)
Exercícios de aquecimento (Aranhas II)
Exercícios de aquecimento (Aranhas III)
Intervalos
Tabela de intervalos
Intervalos
Intervalos Compostos
Inversão de intervalos
Localização das notas no braço do baixo
Considerações finais
O Contra Baixo
É importante lembrar que o contrabaixo é um instrumento de acompanhamento, e
hoje está
perdendo um pouco essa idéia, por causa de novas técnicas, em vez de
solos de guitarra agora é
a
vez do contrabaixo e até harmonia é feito atualmente, existem cantores
que usam apenas a linha de
baixo em suas musicas (ex. Baixo e Voz).
O contrabaixo dá peso a musica e sempre é chamado de
“
cozinha da música
”
, como a bateria.
Intermédia entre o ritmo e a harmonia, sendo então um instrumento com uma função
de equilíbrio
dentro da música.
A
fun
ção do contrabaixo
“
solista
”
é uma decorrência do tipo de música que se toque, mas para
que se atinja a condição de solista, é preciso conhecer a base do
instrumento, conhecer sua técnica,
para que depois se desenvolvam outras aptidões. Considero que a ba
se do estudo são as técnicas e
as leituras, pontos fundamentais por onde se adquirirá uma base sóli
da para posteriormente
desenvolverem aptidões maiores e, principalmente, um estilo próprio de tocar.
A segurança se adquire primeiro através da educação de sua própria
personalidade, depois
através do estudo e da prática musical, tocando todo e qualquer ti
po de música com o mesmo amor
e interesse. Tudo é válido e necessário para o aperfeiçoamento próp
rio. Outra condição importante
para o músico é o lado profissional. É muito importante procurar ser um bom p
rofissional em todos
os momentos de sua carreira. Sempre que estiver tocando, dê o máximo e o me
lhor de si, que só
benefício receberá em troca.
A origem do nome contrabaixo
A origem do nome contrabaixo vem da classificação do instrumento em sua famíl
ia. Geralmente
a palavra contra e acrescentada ao nome do instrumento quando esse é o mais
grave entre o violino,
viola, violoncelo.
O contrabaixo elétrico foi unir as modernizações tecnológicas, sonoras e de linguagem
musical nos
meados do século XX. Depois da criação da guitarra elétrica e do amplificador na décad
a de 40 os mú
sicos sentiram necessidade de um instrumento que pudesse ser facilmente amp
lificado e que além de
possibilitar um transporte mais cômodo, permitisse um aperfeiçoamento da linguag
em e sonoridade,
pois o contrabaixo acústico era difícil de ser amplificado com os equipamentos da época.
Foi então que um lulhier (artesão, construtor de instrumentos musicais) chamado Léo
Fender,
lançou o primeiro contrabaixo elétrico o
“
Fender precision. O nome
“
precision
”
foi escolhido porque o
instrumento possuía trastes na escala ao contrario do contrabaixo acústi
co, permitindo assim, que as
notas fossem obtidas com "precisão". O contrabaixo é afinado em intervalos
de quarta justa entre
suas cordas, seja ele de quatro cordas (E, A, D,G), cinco cordas (B, E, A,
D, G) ou seis cordas (B, E,
A, D, G, C). Essa afinação se dá uma oitava abaixo da afinação da g
uitarra, ou seja, mais grave, por
essa razão o comprimento de sua escala é maior e seu corpo mais robusto.
Partes do Contra Baixo
Breve explanação sobre componentes do baixo elétrico. Esse conhecimento
do instrumento é
muito importante para seu aprendizado.
PONTE
–
Uma peça muito importante do baixo. Embora pareça que seja apenas um ap
oio para as
cordas, é ela quem faz a transferência das vibrações da corda para
a madeira do corpo. Em alguns
baixos, as cordas não são presas na ponte, mas sim diretamente no
corpo, visando um melhor
aproveitamento dos graves.
CAPTADORES
–
Tem a função de transformar a vibração das cordas em som. Através da ind
ução
magnética, o som é captado e transmitido para a saída. Entre os v
ários modelos de captadores, os
mais comuns são o JAZZ (padrão Jazz Bass), precision e piezo.
CORPO
–
Responsável direto pelo timbre do instrumento. Assim como no violão existe a
caixa
ac
ústica, o corpo do baixo é quem vibra, dando sustain e grave necessário
ao baixo,
MÃ
O
–
É a parte onde se prende as cordas as tarraxa. Além de servir pa
ra fixação das tarraxas, tem
muita influencia no equilíbrio do instrumento.
TARRACHAS
–
Responsável pela afinação do instrumento e merece cuidados especiais qua
nto à
manutenção e conservaçã
o.
BRA
Ç
O
–
Parte fundamental do instrumento, deve ser firme o suficiente e de made
ira estável.
Requer cuidado quanto ao uso do tirante, que é interno ao braço. Recomenda-se
apenas pessoas
qualificadas faça a regulagem deste.
TRASTES
–
São pequenas faixas de metal que se estende ao longo do braço, sã
o
responsáveis pela
limitação e localização das notas.
Afinação do contrabaixo
A afinação de um contrabaixo elétrico é mais simples que a de
um violão ou guitarra. Isso porque a diferença de tons
entre uma corda e outra será sempre de 5 semitons.
Arpejo Maior
Arpejo Maior é formado dos intervalos:
curso completo: